Quarteto Verazin

Quarteto Verazin

Quarteto de Cordas

Agrupamento residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), o Quarteto Verazin (QV) foi criado pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim em 2007. Nesse mesmo ano, ocorreu a sua primeira apresentação pública, no âmbito da programação nuclear da 29ª edição do Festival. Integra-se regularmente na sua programação, desde então. Dedica-se à divulgação do extenso repertório escrito para quarteto de cordas, tendo já interpretado em público obras de Barber, Beethoven, Borodin, Brahms, Chausson, Debussy, Dvorák, Golijov, Grieg, Joly Braga-Santos, Joseph Haydn, Mendelssohn, Pärt, Prokofiev, Ravel, Schubert, Shostakovich, Viana da Motta e Hugo Wolf.

O QV tem beneficiado das diversas masterclasses de música de câmara promovidas pelo FIMPV (edições de 2007, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2017), nomeadamente com os quartetos de cordas Prazak, Fine Arts, Pavel Haas, Ardeo e Ebène. Trabalhou com Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen, e foi também orientado pelos Professores Ryszard Wóycicki, Ana Bela Chaves, Radu Ungureanu e Pavel Gomziakov.

Em estreia mundial, apresentou em Julho de 2008 o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo FIMPV e gravada posteriormente em Outubro do mesmo ano (o respectivo CD foi lançado em 2009 pela editora Numérica). Também em estreia mundial, apresentou em Julho de 2009 a obra “Verazin nº 1” expressamente encomendada pela 31ª edição do FIMPV ao compositor Carlos Azevedo.

Participou nos Dias da Música de 2013 (Centro Cultural de Belém) e nas Semanas da Música 2013 (39º Festival Internacional de Música do Estoril). O QV é regularmente convidado a colaborar nas mais diversas actividades sócio-culturais do concelho da Póvoa de Varzim e região Norte de Portugal, além de outros palcos portugueses.

Já colaborou com diversos solistas, em concerto, sendo de destacar o pianista Daniel Cunha (Julho de 2011), a soprano Raquel Camarinha e o pianista Yoan Héreau (Julho de 2017).

O QV estreou-se na Casa da Música (Porto) em Outubro de 2017. Em Janeiro de 2018, inaugurou a nova série de concertos pedagógicos ‘Música ao Fim da Tarde’, a concretizar ao longo do ano no Cine-Teatro Garrett da Póvoa de Varzim e noutros recintos da cidade – iniciativa dedicada à captação de novos públicos.

Em Julho de 2018 apresentar-se-á de novo no Festival Internacional de Música do Estoril Lisboa, no Centro Cultural de Cascais. Ainda em Julho de 2018 vai estrear o Quarteto nº 4 de António Pinho Vargas (encomenda do FIMPV), em concerto integrado nas comemorações do 40º aniversário da fundação do Festival.

Iniciou os seus estudos musicais aos oito anos de idade com Suzanna Lidegran no Conservatório de Música do Porto.
Saber Mais
Diogo Coelho
1º Violino
Iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos de idade com o seu pai Eladio Mujica, actual diretor do Conservatório Superior de Música Juan Jose Landaeta.
Saber Mais
Jorman Torres
2º Violino
Nasceu em 1977, em Cracóvia (Polónia).
Saber Mais
Mateusz Stasto
Viola D´Arco
Nasceu na Póvoa de Varzim no ano de 1985, onde iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos de idade na classe do Professor Jorge Ribeiro.
Saber Mais
Ana Luísa Marques
Violoncelo
Master
Classes
Violoncelo - Ophélie Gaillard
Música de Câmara - Vision String Quartet
Consciência corporal - Ana Mafalda Castro
Oboé - Alfredo Bernardini
Violoncelo - Miguel Rocha
Canto - António Salgado
Ver
Mais
Manifestações
Paralelas
Concertos
Encontros Informais
Exposições Diversas
... Ver
Mais
Bilhetes
FIMPV 2018
Poderá adquirir os seus bilhetes online, nas lojas Fnac, Worten e CTT, na bilheteira do Cine-Teatro Garrett e nos locais onde se realizam os concertos, a partir das 20:30 > Comprar Bilhete
Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim
6 > 28 Jul 2018
Comprar Bilhetes