Notícias

terça-feira, 20 jul 2021

Aviso

AVISO


Informamos que o concerto desta noite, dedicado aos vencedores da nova rubrica “Prémio Jovens Intérpretes”, não contará com a presença de Agostinho Sequeira devido a imprevistos de último momento relacionados com a pandemia.


A organização do FIMPV

terça-feira, 22 jun 2021

Resultados 14º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim

O júri do 14º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) - António Victorino D’Almeida (Presidente), Alexandre Delgado e Carlos Azevedo - acaba de anunciar a seleção das duas composições finalistas. 




“Lucid Dream - Sonho Lúcido” de Francisco Lima da Silva


“Gargalo” de Catarina Sá Ribeiro




A final do 14º CICPV realizar-se-á a 18 de julho, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, concerto integrado no 43º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.


No desfecho do concerto, expressamente dedicado ao CICPV, interpretado pelo Ensemble Darcos com direção de Nuno Côrte-Real, o júri anunciará a ordem definitiva dos prémios. 


O prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim” (1º prémio) é de dois mil euros; o prémio “Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim” (2º prémio) é de mil euros e o “Prémio do Público” é de 500 euros.


Além da estreia mundial, em concerto integrado na 43ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, as obras vencedoras serão editadas em partitura. 


segunda-feira, 24 mai 2021

Resultados do Concurso "FIMPV Jovens Intérpretes"

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) lançou este ano, a propósito da sua 43ª edição, uma iniciativa intitulada “FIMPV Jovens Intérpretes”. O objetivo foi ajudar a minimizar a escassez de oportunidades para jovens artistas portugueses em plena pandemia, surgindo como incentivo para continuarem a lutar por uma carreira no mundo da música.

Sob o patrocínio da Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esta iniciativa dará aos jovens músicos portugueses vencedores a oportunidade de tocar no FIMPV, no concerto do dia 20 de julho de 2021. Para além destas entidades, o concurso contou também com o apoio do Lions Clube da Póvoa de Varzim que pela primeira vez se associa ao FIMPV. De acordo com o seu presidente, José Manuel Almeida, “esta nova parceria acaba por ser um vínculo natural entre duas entidades que se movem por valores comuns em prol do serviço, apoio e dinamização da comunidade poveira”. Por parte da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, entidade organizadora do FIMPV que gere também a Escola de Música da Póvoa de Varzim, Raúl da Costa referiu que “este vínculo com o Lions Clube da Póvoa de Varzim é motivo de orgulho e grande satisfação e permitirá um acréscimo significativo no apoio aos jovens artistas vencedores sendo também uma plataforma para iniciativas de apoio futuras”. 


A lista de laureados foi já anunciada, a saber:


Agostinho Sequeira, percussão solo (Prémio Lions Clube da Póvoa de Varzim)

Pedro Borges, piano

Mariana Ribeiro, piano

RePercussion Trio, trio de percussão


O certame contou com a participação de cerca de 40 músicos portugueses e agrupamentos

de diversos instrumentos sendo o montante total de prémios distribuídos pelos vencedores

superior a 4000 euros.

O painel de jurados esteve a cargo de André Cunha Leal (RTP Antena 2, RTP Palco); João

Marques (direção executiva (1979-2018) e artística (1989-2018) do FIMPV; Raquel

Camarinha (soprano) e Raúl da Costa (pianista, diretor artístico e coordenador-geral do

FIMPV).

A 43ª edição do FIMPV está agendada para julho próximo e decorrerá em múltiplos espaços

e igrejas do concelho da Póvoa de Varzim. 

1 2 3 4 5

Organização

Apoios Institucionais

Secretariado do Festival

Escola de Música da Póvoa de Varzim
Rua D. Maria I, 56
4490-538 Póvoa de Varzim

Tel.: 252 614 145
Fax: 252 612 548

festivalmusica@cm-pvarzim.pt

Horário funcionamento

09:00 > 12:30
14:00 > 17:30

© 2021 Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, todos os direitos reservados.